terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sexto círculo: Narrativas curtas I


Na noite de hoje encontramo-nos para o sexto encontro do Círculo de Leitura e Produção Escrita, na sala do Lappe, das 18h às 19h.

Após termos lido e discutido sobre as narrativas dialogadas e com caráter descritivo acentuado, no encontro de hoje - e também já prometido continuarmos no próximo encontro - lemos e conversamos sobre a proposta de escrita de narrativas curtas. De microcontos não exatamente no formato escrito de contos, mas buscando também a escrita por outras formas, como a de versos curtos que formam uma narrativa. É o momento de voltarmos nossos olhares leitores para a forma como o texto é escrito. Não só para o que ele conta, como também para a forma com que ele conta.

E isto foi algo que tivemos a oportunidade de observar nas leituras que fizemos das narrativas presentes no livro "O triste fim do pequeno menino ostra e outras histórias", do produtor de cinema americano Tim Burton, diretor de filmes como "Edward, mãos de tesoura", "Os fantasmas se divertem", "O estranho mundo de Jack", "Batman", "A noiva cadáver", "A fantástica fábrica de chocolate", "Peixe grande" e "Alice no país das maravilhas".

Um livro riquíssimo não só nas narrativas e na maneira como as histórias são contadas. Mas também no trabalho de ilustração que a obra apresenta. Traços e cores bastante vivas, que impactam o leitor e que contribuem muito para os sentidos criados junto aos textos lidos. Um exemplo de como imagem e texto podem se fundir na criação de sentidos por parte dos leitores. 

Um aspecto marcante nas narrativas lidas neste encontro foi o da tragédia presente em cada história. Finais que chocam com uma simplicidade narrativa que deixa os leitores com cara de paisagem, perguntando-se realmente como foi possível terminar daquele modo tal história. Há, também, uma construção de personagens "estranhos" a este mundo. Personagens nitidamente fora da construção de normalidade. Personagens que existem - ou ao menos tentam - nas laterais, nas sobras, nas rebarbas da existência. Personagens atordoados que buscam um porquê de existir da forma que existem. Personagens que clamam pelo olhar do leitor sobre eles. Quem sabe para salvá-los. Quem sabe para somente acompanhar suas trajetórias de vida. 

Conforme consta em uma das orelhas do livro, "Como seus personagens, este livro parece deslocado. Não se enquadra em nenhum nicho. É triste, mas engraçado. É infantil, mas adulto. A mente de Burton é um universo à parte. E este livro parece ser sua melhor radiografia". 

Seguem quatro narrativas presentes no livro. Que cada leitor possa  se deslocar a partir delas  da melhor maneira possível. 

A primeira: 
A segunda:


A terceira:
A quarta:

Ítalo Puccini, pesquisador mediador.

5 comentários:

  1. adorei, fiquei com vontade de ler. ^^
    e gostei: disponibilização de trechos exclusivos para leitores do blog do círculo...uhull! /o/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Uma descoberta interessantíssima, esse livro!

    Pequenas tragédias, contadas em verso, com umas ilustrações góticas que dialogam com o texto e o completam. Bem diferente. Bem tim Burton.

    Beleza então, Íta! té mais!

    Juli

    ResponderExcluir
  3. Genial! Alguns extremamente trágicos, todos invasores de nossos mais profundos sentimentos. Ao meu ver, é claro.

    Gostei de descobrir mais este livro.
    Agradeço a disponibilidade das imagens também.

    O frio fez com que perdêssemos integrantes para trocar ideias, mas o sexto encontro correspondeu às minhas expectativas depois de tanto recesso.
    Que venha o sétimo e os integrantes voltem!

    Abraços!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. quero o menininho Ostra, rsrsrs.


    ah, meu caro, esse mistério de Lispector é fascinante, hein?!

    Água Viva também é um dos meus prediletos.
    li há bastante tempo... sinto uma imensa necessidade de reler. e logo.

    por agora ando sem tempo. embora seja um livro curto, "de uma tarde", para mim requer bastante tempo.

    muito mais do que algumas horas.


    a leitura Clariceana como um mistério é todo um emaranhado de coisas, que muitas vezes, só se descobre com um tempo...




    menino palito e garota fósforo. ô, amei :))
    obrigada por colocar as ilustrações.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Mais uma dica que faz salivar de vontade de ler... irei.. ;) Abraço, í.ta**! :)

    ResponderExcluir