sábado, 11 de setembro de 2010

Malas - por Juliano R. Maciel

   Um onisciente me contou que aquele homem carregava algumas malas consigo – nem poucas, nem muitas, mas pesadas – e as segurava em ambas as mãos enquanto adentrava no longo veículo automotivo onde sentamo-nos, almas que somos, como livros dispostos nas prateleiras. Esse veículo, vulgo ônibus, movia-se com certa ligeireza a cada volta de suas rodas.
   O fato é que um sujeito de preto entrara quase junto daquele homem. O outro fato é que ambos entraram no ônibus no último ponto antes daquela curva bem fechada. O último fato antes do fato derradeiro é que o motorista, pensando morte e vida de Jesus Cristo, não diminuiu a velocidade e todos os passageiros em pé cambalearam muito.
Mais cambaleou o homem das malas, pesadas que estavam, fazendo-o vacilar como bêbado na corda bamba. A mochila nas costas não ajudou. Ia estabacar-se de certo no chão, fazendo as narinas cheirarem o pó pisado de muitos solados no chão do coletivo. Mas no momento que todos os passageiros caíram de lado nos bancos ou agarraram-se às travas para sua segurança, o tal sujeito de preto manteve-se ereto e avançando como carvalho que entre juncos despreza o vendaval. Ele segurou o homem das malas e livrou-se de queda certa dizendo-lhe, enquanto o colocava de volta na verticalidade que é do homem: “da próxima vez, largue a bagagem e fique com sua vida.” E evadiu-se para um último acento vago do lado da velha tossideira.
   Alívio e lombo cansados (das chicotadas do relógio) fizeram o homem das malas chegar célere, sem se perceber, no espaço geométrico ocupado por sem-razões (doravante, casa) e tomar um trago de café frio como cuspe da morte sobre a mesa da cozinha. Ali estava a esposa, jovem também.
   “Aventura incrível no ônibus da rodoviária pra cá.”
   “Traste imprestável. Você demora sempre. Conseguiu fechar negócios? Somos pobres?”
   E diante da aspereza de uma pele tão macia o homem fez murchar seu sorriso de parca excitação menestrélica ao engolir o que ouvira no ônibus. Fez bem, pois ao engolir digeriu na cabeça, não no estômago – Largue a bagagem e segure sua vida.
   Pegou as malas, deu as cosas para casa e foi-se. Pegou o ônibus (qual não se sabe) e sentou-se ao lado de um acento vazio com manchas catarrentas. O café esfriava em suas entranhas, agora todas sorriso.
_ _ _ _ _
Produção proveniente do quinto encontro do Círculo de Leitura e de Produção Escrita

2 comentários:

  1. Massa!!!! Indico este cá de estilo similar...

    http://oquartobranco.blogspot.com/2010/03/little-green-bag.html

    Forte abraço, Í.ta**

    ResponderExcluir
  2. Belo texto! Criativo!
    Destaco:

    "Alívio e lombo cansados (das chicotadas do relógio) fizeram o homem das malas chegar célere, sem se perceber, no espaço geométrico ocupado por sem-razões (doravante, casa) e tomar um trago de café frio como cuspe da morte sobre a mesa da cozinha"

    L.B.

    ResponderExcluir