domingo, 2 de maio de 2010

Apresentando o projeto

Leitura e produção literária no espaço universitário
___
Acadêmico: Ítalo Puccini
Orientadora: Profa. Dra. Taiza Mara Rauen Moraes
___
É sabido que o ato de ler está diretamente relacionado ao desenvolvimento da consciência do ser humano como cidadão participante de uma sociedade, e que o influencia na maneira de pensar e agir. O ser humano, ao fazer uso constante da leitura, passa, com o tempo de prática, a desenvolver em si virtudes e aptidões anteriormente “apagadas”, ou não existentes. Isto se dá pelo fato de que, ao adotar a leitura como atividade de prática constante em sua vida, o ser humano passa a melhor conhecer-se e a compreender-se, assim como a compreender o mundo e o que realmente quer significar esse ato de ler.
A leitura do texto literário justifica sua importância no contexto universitário por proporcionar ao sujeito-leitor esse desenvolvimento crítico referenciado acima. A pesquisa “Leitura e produção literária no espaço universitário” apresenta como hipótese o trabalho com Círculos de Leitura e de produção escrita para propiciar a reconstrução do olhar do aluno sobre o texto literário devido a sistematização de leituras do gênero.
O objetivo geral da pesquisa é o de despertar a sensibilidade crítica do acadêmico do Curso de Letras Licenciatura da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE – para a multiplicidade de sentidos do texto literário, focando diferentes formas de leitura e de escrita, objetivando a divulgação em blog dos textos produzidos pelos participantes, uma vez que a leitura e a escrita só farão sentido a partir das experiências de vida, conscientes e inconscientes, atribuindo ao lido marcas da memória, intelectual e emocional. Assim, a presente pesquisa se justifica pela necessidade de ampliar o espaço da leitura e da escrita do texto literário no contexto universitário, porque as obras literárias, sendo arte, constituem-se como ferramentas para a formação ética e social ao proporcionar ao sujeito-leitor a possibilidade de reavaliar visões de mundo.
_____
_ _ _ _ _
___
Cronograma dos Círculos de Leitura
___
Às Segundas-feiras: das 18h às 19h
Aos Sábados: das 9h às 11h
_____
Sempre na sala LAPPE – A 223 (logo após a coordenação do curso)
______
Maio: 03 (segunda-feira) e 22 (sábado)
___
Junho: 07 (segunda-feira), 19 (sábado) e 28 (segunda-feira)
_____
Agosto: 02 (segunda-feira) e 21 (sábado)
____
Setembro: 13 (segunda-feira) e 25 (sábado)
_____
Outubro: 04 (segunda-feira)
_____
Total de 10 encontros.
_ _ _ _ _
Ítalo Puccini

Nenhum comentário:

Postar um comentário