terça-feira, 4 de maio de 2010

primeiro círculo

Hoje realizamos o primeiro encontro do Círculo de Leitura e de Produção escrita. Estiveram presentes nove alunos de diferentes fases do Curso de Letras Licenciatura da Univille.
_____
Foi feita uma conversa inicial sobre a proposta do Círculo, os objetivos de tal pesquisa, as possibilidades de pensarmos as práticas da leitura e da escrita em grupo.
____
Neste blog serão postados, além dos textos a serem produzidos pelos acadêmicos participantes, relatos dos encontros, sugestões de leitura, pensares sobre o ler e o escrever.
_____
Neste primeiro Círculo, iniciamos com a leitura de um trecho do livro "Formas Breves", do escritor argentino Ricardo Piglia, o autor d' "O último leitor", livro que ilustra o nome deste blog. O trecho do livro citado era intitulado "Teses sobre o conto", no qual o autor apresente alguns excertos sobre a construção e a leitura do conto. Suas duas teses principais são: "um conto sempre conta duas histórias" e "a história secreta é a chave da forma do conto e de suas variantes".
___
Foram 45 minutos de leitura. Cada participante leu alguns trechos do livro em voz alta, e a conversa girou sobre a ideia apresentada por Piglia sobre o conto: as referências citadas, a narrativa lida e construída sobre este pensar, de uma história que é escancarada ao leitor, ao mesmo tempo em que há uma outra história, subentendida, escondida, segredada ao leitor num primeiro momento, alcançada, então, na busca pelo final da narrativa.
_____O próximo encontro do Círculo será no dia 22 de maio. Momento de partir da teoria à prática. À leitura de alguns contos e à escrita dos mesmos.
________
Ítalo Puccini, pesquisador mediador.

12 comentários:

  1. Essas são impressões não só leitoras, mas também sentidas presencialmente. rs

    Um grupo heterogêneo unidos numa grande paixão: a literatura. Primeiro encontro - como típico dos primeiros encontros - tímido, introspectivo.

    Fiquei ainda mais ansiosa pela sucessão dos encontros, embora pouco interessada no final - concordo com a afirmação de Piglia de que são os finais formas de encontrar sentido na experiência -, que, sem dúvida, será enriquecedor. Meu maior anseio é pelo processo, é ele quem me estimula e me encanta.

    Ana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por mais esta empreitada...
    Já observamos em outro post que sem leitura não se pode escrever. Tampouco sem emoção, pois a literatura não é certamente, um jogo de palavras. É muito mais. Eu diria que a literatura existe através da linguagem, ou melhor, apesar da linguagem. O importante é dizer algo que se comunica, ou seja: o fato estético. Quando um livro encontra o seu leitor, ocorre o fato estético. Ele pode não ser ou não deve ser exatamente o que o autor sentiu, mas algo novo, isto é, cada leitor é um criador – colaborador, em todo caso, do texto. E os textos são, sobretudo, diferentes, não pelo modo como estão escritos, mas pelo modo como são lidos.
    Qual seria a graça de todo texto ser interpretado igual? De ter uma única possibilidade de entendimento?
    Não foi Piglia que afirmou que em literatura o mais importante nunca se disse? E claro, isso continua sendo o papel do leitor, esse grande protagonista...
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. olha!!! me fez lembrar o círculo do livro!!!

    bem,,,não é do meu tempo, mas minhas tias faziam parte e tinham muiiitos livros com o selo círculo do livro. livros variados, os melhores da época. lembro de ver na casa de minha avó: Feliz ano velho e Eu, Christiane F.

    bj!!! se eu morasse perto de vc, eu participaria deste círculo de produçao e leitura. boa sorte ae pra vcs!!!

    Gisele

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Í.TA!

    Que o círculo permaneça vivo e forte!

    Saudações...

    Maeles

    ResponderExcluir
  5. Ítalo, parabéns pelo Círculo! muito bom ;) e obrigado pelas tuas gentis palavras lá no blog, apareça sempre! as definições de conto deste post, aliás, são muito interessantes, vou pensar sobre isso. um forte abraço

    ResponderExcluir
  6. Bah, que iniciativa bacana a de vocês! Estou ansiosa pelos primeiros textos...

    ResponderExcluir
  7. Ah, soy yo: Priscilalopes.com

    Abraço, Ítalo!

    ResponderExcluir
  8. Meu camarada,

    Aparece aqui em casa em Barra Velha e vamos falar de música, cultura, poesia, teatro, textos, de arte, de cinema, de tudo que é bom...

    Meu celular é: 47-96374340.

    Se der pinta aqui.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. divulgando meeu blog :

    http://lollaramonad.blogspot.com/

    _ me segueem que na hora eu sigo tbb (:
    *bgs :*

    ResponderExcluir
  10. Participar desse tipo de projeto é uma coisa que eu vinha desejando fazer já há algum tempo. Fico muito feliz por, finalmente, poder fazê-lo.

    Confesso que estou tendo de enfrentar um "demônio", que é a leitura em voz alta, rs... e por isso fico ainda mais satisfeita com o projeto, porque ele me ajudará a resolver isso... aliás, já está ajudando... em nosso último encontro já me senti bem mais à vontade e mais segura durante a leitura dos textos.

    Estou muito empolgada! Com os encontros, com as leituras, com as produções e, principalmente, com tudo que será acrescentado ao nosso saber.

    Parabéns pelo projeto e até os encontros.

    Adriana.

    ResponderExcluir