sexta-feira, 28 de maio de 2010

Desflorescer - por Adriana Bernardes

“E por que eu pensaria nisso?”
“Sei lá... nunca passou pela sua cabeça essa possibilidade?”
“Na verdade... não”
“Você tem pensado muito nisso?”
“Muito... nos últimos dias.”
“Você realmente teria coragem?”
“Sim.”
“Não acha mais fácil tentar encontrar uma solução?”
“E porque eu iria querer permanecer aqui como estou?”
“Por muitas razões. Não há momentos em que você se sente realizada em situações bem banais?”
“Hum... não. Bem... talvez. Já vi algumas árvores que me deixaram extasiada com sua beleza e grandiosidade... adoro as árvores! Principalmente as que florescem em determinadas épocas do ano, como os ipês, as flamboaiãs, são árvores magníficas!”
“Então, essas pequenas coisas não fazem você sentir o desejo de permanecer? Não te trazem memórias?”
“Talvez... quando eu era mais jovem minha mãe me levava ao parque da cidade e eu me abraçava às arvores e ficava ali, durante horas, conversando com elas. Elas não me diziam muita coisa, mas eu ficava ali tentando ouvir alguma resposta. O silêncio de hoje me incomoda mais que o silêncio das árvores”.
“O que a incomoda?”
“Não ter pedido algumas desculpas; não ter abraçado algumas outras tantas árvores; não ter estado perto de algumas pessoas; ter adiado certas escolhas...”
“Talvez você devesse permanecer para concluir essas tarefas.”
“Não há mais tempo.”
“Por quê?”
“Porque cuidei de estar ausente há alguns minutos atrás.”
_ _ _ _ _
produção proveniente do segundo encontro do Círculo de Leitura e de Produção Escrita.

3 comentários:

  1. Li, reli e reli. E como uma criança em suas primeiras leituras, posso concluir que adorei o pouco que entendi.

    Não vejo na literatura tanta necessidade de entendimento, melhor sentir, melhor se encantar. Pois bem, senti, amei.

    Um abraço,
    Ana.

    ResponderExcluir
  2. É incrível como a última frase consegue deixar várias possibilidades de um fim. Deixa um mistério de como cuidou de estar ausente... Senti um frio na barriga ao ler...
    Acho que ficarei pensando a noite inteira pra depois falar contigo...

    Você realmente é ótima nisso... prendeu meus pensamentos nesta leitura e vai me deixar imaginando e imaginando e imaginando...

    Parabéns, continue escrevendo e estarei sempre dando uma olhadinha... Te adoro muito!

    Bjos
    Aline Hilgenstieler.

    ResponderExcluir
  3. Amiga!
    Eu quero ler mais.....
    Estou esperando novas publicações!

    Bjos! Saudades!

    ResponderExcluir